Semente de Chia

Chia é uma planta (seu nome botânico é salvia hispanica) cultivada há muitos séculos no sul do México. Os Maias e os Astecas eram grandes apreciadores das sementes de chia, que além de ocupar uma parte importante de sua alimentação (parece que depois do milho e do feijão, era o vegetal mais consumido), também era usado como moeda. Elas ficaram confinadas lá no México, onde nunca deixaram de ser cultivadas, até o pessoal natureba descobrir, alguns anos atrás, que semente de chia é um dos alimentos mais completos, nutritivos e funcionais que existe. Além de extremamente ricas em fibras, elas são uma proteína completa, têm o dobro de potássio que a banana, três vezes mais antioxidantes que mirtilo (blueberry), seis vezes mais cálcio que leite e oito vezes mais ômegra 3 que salmão.
é uma semente mucilaginosa, ou seja, em contato com líquidos se transforma em gel (graças ao grande teor em fibras), o que diminui a velocidade em que o organismo assimila os açúcares (carboidrato também é açúcar). As sementes absorvem 12 vezes seu peso em água, hidratando o corpo e protegendo a mucosa do intestino.
Ela também pode substituir ovos em bolos e pães, exatamente como a linhaça, mas como custa uma pequena fortuna prefiro consumí-la crua, pra aproveitar ao máximo os nutrientes.
A receita de base é: misture 1cs de chia com 1/2x de água e deixe hidratar meia hora, mexendo de vez em quando. No final desse tempo um gel terá se formado.
Você também pode preparar uma quantidade maior e deixar na geladeira. O gel de chia se conserva alguns dias, sem perder os nutritentes. Em seguida esse gel pode ser consumido de várias maneiras. Chia não tem absolutamente gosto nenhum e tem uma textura idêntica à sementes de tomate. Por ter sabor neutro pode ser misturada com outros alimentos sem alterar o gosto original. Você pode juntar o gel à papa de aveia (depois de pronta) ou vitaminas de frutas, por exemplo. Fica ótimo também com iogurte de soja.
Se a textura das sementinhas te desagradar (tem quem ache viscoso demais, mas eu não me incomodo de maneira alguma), triture o gel com as frutas no liquidificador. Nessa foto bati a mistura chia/leite de amêndoas com morangos.
Uma idéia de lanche ou sobremesa super nutritiva e deliciosa é fazer um pudim de chia. Preparo o gel de chia com leite de amêndoas (a proporção é a mesma: 1cs de chia pra 1/2x de leite de amêndoas) e depois trituro com 1 banana congelada (em rodelas) e 1 ou 2cc de cacau em pó. Se eu tiver com vontade de um pudim mais docinho, coloco 1/3 de tâmara também (sou muito, muito sensível ao doce).

 

Fonte: papacapimveg.com

p.s:Esse site onde encontrie as informações da semente de Chia é muito bom pois tem várias receitas veganas. Eu recomendo…

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