Estágios…

25 de outubro de 2011

Primeiro Dia

Hoje começamos o estágio no H. B., na UTI.

Fomos pegar a rotina, começamos as 07h30min, tivemos a reunião com a enfermeira que irá nos acompanhar, fomos encaminhadas para suas técnicas que mostrariam como é que se faz, fomos divididos em duplas e de acordo com a técnica que ficamos tínhamos 5 a 6 pacientes para cuidar.

Sinais vitais assim que começamos, depois troca de curativo, retirada de acesso, medicação, banho no leito e evolução no prontuário.

Muito bom ficamos até as 12h30min. Tranqüilo para um primeiro dia.

Ficamos Bernard, Nilcinete e eu e nossa técnica era a Natalia, gente boa. Tenho nada para reclamar dela não, sempre ali, me ajudou um pouco com a evolução e no banho no leito em uma paciente.

Uma pessoa legal.

Anotações Enfermagem…

É claro que não podia faltar no dia de hoje as anotações no prontuário, tudo sob os olhares atentos da nossa Natalia.

Vai ai umas dicas para fazer uma evolução sem segredos. Mas só a pratica leva a perfeição, não se esqueçam disso.

 

Evolução:

Deve abranger:
– Nível de consciência (sonolento, confuso);
– Locomoção (acamado, deambulando);
– PA (elevada, anotar valores SSVV);
– Mantendo jejum (sim ou não/24hs, se não, porque?);
– Sono ou repouso (sim ou não/24hs, se não, porque?);
– Incisão cirúrgica (dreno, catéter);
– Incisão cirúrgica abdominal (aspecto da secreção drenada);
– Sondas (fechada ou aberta);
– Venóclise e dispositivo de infusão (onde, tipo, periférica: IC ou SCVD);
– Eliminações urinárias e fecais (ausente, presente, quantos dias);
– Queixas (náuseas, dor, etc.)

Exemplo: paciente de internação por DM descompensada e labirintite, apresenta-se calmo, consciente, orientado , verbaliza, deambula com auxílio, apresenta equimoses em MMSS e MMII, pele ressecada e escamações em dorso e palma das mãos. Refere prurido em panturrilha, esporadicamente queixa-se de pele ressecada, apresenta sudorese intensa, mantém scalp salinizado em MSD, SSVV apresentando hipotermia (35.5ºC) no período da manhã. Refere ter dormido bem, evolui sem queixas, tontura, náuseas ou vômitos. Eliminações fisiológicas presentes (refere ter evacuado às 22 horas de ontem). (seu nome).

 

03 de novembro de 2011

Técnica Humano

 

Às vezes como estudantes nos dedicamos tanto a técnica, ao como fazer, que nos esquecemos de trabalhar o social. Sempre tive uma atração pelo social, pessoas, voluntariado e etc.

Se não soubermos a técnica pouco podemos ajudar como profissionais, mas é preciso ter a atenção de que estamos lidando com pessoas e que não temos o direito de invadir o espaço do outro e nem mesmo manipular o corpo do outro sem comunicá-lo e ter a permissão do mesmo. Falar tudo o que vai ser feito e contar como as coisas estão indo, pedir que o ajude com o procedimento, fazendo-o  participar da sua recuperação, sendo útil.

Sem esquecer-se daquele que está ali próximo acompanhando o paciente, filhos, maridos, esposas, irmãs que estão preocupados com o ente querido.

Saber lidar com aparelhos e materiais é necessário, mas saber lidar com pessoas é essencial.

Dividindo.

Quando conseguimos uma posição com tanto sacrifício é difícil cede-lo a outras pessoas, principalmente se não as conhecemos, hoje tivemos que dividir nosso espaço de estagiários com os acadêmicos, claro houve muito falatório, mas o fato é que todos que ceder espaços para todos, afinal de contas elas estão ali como nós, estagiando, descobrindo, aprendendo…

Temos que ter a generosidade de compartilhar com o outro não só conhecimento, mas, como nesse caso, pacientes.

Temos que ter o orgulho de não nos sentirmos menores e nem permitir que nos deixe a margem dos procedimentos, como meros expectadores.

Temos que ter a empatia para se por no lugar do outro e entender que estamos ali por um ideal maior que um paciente X ou Y estamos para aprimorar conhecimentos e assim seguirmos uma carreira de ajudar o outro.

Não é fácil e nem vamos aprender a lidar com esses sentimentos de cara, mas temos que aprimorar essa coisa que é ser “SER HUMANO”.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: